Sejam bem vindos ao site da Semana do Magistério (2010) do Derville Allegretti.

Este site tem como objetivo informar o público interessado no evento que se realizou em Novembro de 2010.

O tema do evento foi “África, em busca de nossas origens”, sendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos de magistério da EMEFM Prof Derville Allegretti.

sábado, 27 de novembro de 2010

CULTURA AFRICANA NA EMEFM DERVILLE ALLEGRETTI


Matéria de Gabriel Feline, do Jornal ZN na Linha:


 Os alunos do 4° ano do ensino médio da EMEFM Prof. Derville Allegretti realizaram durante a Semana do Magistério uma análise das influências africanas no Brasil, discutindo o preconceito que ainda ronda essa grande parcela da população.

Danças africanas e
cenário de selva
A EMEFM Derville é uma das poucas escolas municipais que oferecem o curso de Habilitação Específica de Magistério, formando professores para a Pré-Escola e as quatro primeiras séries do Fundamental. Esse curso é realizado durante um ano após a conclusão do aluno no ensino médio. *O curso tem duração de 4 anos, tendo ensino médio e as matérias especificas.

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos futuros professores focou os valores africanos na cultura brasileira. Com mostras de teatro, comida típica e animais africanos em extinção, o grupo formado por 37 alunos tratou de desvendar o significado de um preconceito. "Esse trabalho me fez olhar para minha origem, me fez ter vontade de buscar informações sobre meu passado e despertou uma vontade de trabalhar com causas sociais", afirma Patrícia Alves, aluna do 4° ano.

Peça Baú das Descobertas na Semana do Magistério do Derville
O tema foi escolhido pelos próprios alunos e coincidiu com a data de 20/11 (representada pelo Dia da Consciência Negra), que foi comemorada em diversos lugares na cidade de São Paulo. O professor Frederico Martins Scatena afirma: "o trabalho foi voltado para alunos de ensino fundamental 1, mas atraiu também alunos do ensino médio". Scatena ainda diz: "Nós somos a África, 80% da população brasileira descende de origem africana e 49,8% do povo são negros. É uma questão de costume a conscientização de que somos descendentes de negros e que temos uma dívida com eles por terem ajudado o Brasil a crescer".

Alunos - personagens nas peças Baú das Descobertas e Borboleta Sem Asas.
Minudências
@ O corredor do 2° andar foi parcialmente decorado e transformado em uma "selva". A decoração foi feita a partir de materiais recicláveis e foi criada pelos próprios estudantes.
@ Na peça de teatro realizada pelo grupo "Baú das Descobertas" a avó de uma estudante abre um baú de onde saem orixás que dançam em volta da platéia ao som de tambores. *A avó da peça é uma aluna do 3º ano de magistério.
@ "Borboleta Sem Asa", peça complementar de "Baú das Descobertas", tratou de explicar de forma simples como funciona o preconceito. Cada um dos insetos possuía uma deficiência, sendo que ao final da peça todos se ajudavam mutuamente.


Texto e fotos: Gabriel Feline



3 comentários:

  1. Arruma no blog a informção sobre o tempo do curso.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Pudemos acompanhar o desenvolvimento de um grande projeto.Muita dedicação e muito compromisso com cada detalhe.
    Parabéns
    Julio e Débora D'Zambê

    ResponderExcluir
  3. nosso tcc maravilho!!!!!!!!!! já estou com saudades
    bj

    ResponderExcluir