Sejam bem vindos ao site da Semana do Magistério (2010) do Derville Allegretti.

Este site tem como objetivo informar o público interessado no evento que se realizou em Novembro de 2010.

O tema do evento foi “África, em busca de nossas origens”, sendo o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos de magistério da EMEFM Prof Derville Allegretti.

Projeto


E.M.E.F.M. Prof° Derville Allegretti

ÁFRICA, EM BUSCA DE NOSSAS ORIGENS

JUSTIFICATIVA

                O desenvolvimento tecnológico, a ausência gradativa de laços familiares e os últimos fatos da sociedade, trazem aos indivíduos. A perda do entendimento de mundo humano, sua natureza, seus males e suas aspirações.  Estes aspectos estão todos relacionados ás formas de pensar do homem com os tipos e as dimensões da própria cultura representativa de um povo.
        Estas considerações pretendem justificar o estudo do tópico valores, como um dos pressupostos importantes para chegar-se a uma Educação que reverta à situação em que nos encontramos.
        Por esse motivo, elaboramos a Semana do Magistério “África, o caminho na busca de nossas origens” inserido no Projeto da EMEFM Professor Derville Allegretti, servindo também como trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Ciências da Natureza e Matemática

Sabor afro-brasileiro

Justificativa

            A palavra “afro” vem de se ter uma origem africana, portanto, afro-brasileiros são brasileiros de origem africana. Através dessa ligação entre brasileiros e africanos, houve a miscigenação de diferentes culturas, povos, costumes, e etnias, que se deu a partir do momento das grandes navegações. Essa miscigenação está presente em cada um, seja nos laços familiares, na cultura ou nos valores. Ressaltar esses diferentes assuntos é de suma importância para que todos conheçam e descubram as origens étnicas e culturais da África, que influenciaram na formação da identidade brasileira.

Objetivos

            Através de métodos lúdicos e práticos, pretende-se que o público adquira conhecimentos importantes da cultura afro-brasileira. Enfatizando valores universais interligados e costumes africanos,  como respeito aos mais velhos, á família,  hospitalidade, união familiar, entre outros.

Sinopse:

                        A sala de Ciências da Natureza e Matemática abordará  a miscigenação através da culinária afro- brasileira, ressaltando a cultura e os valores africanos que influenciaram no Brasil, esses assuntos serão enriquecidos através de um diálogo entre a anciã negra e a baiana que irão falar um pouco da história de seus povos e  suas experiências de vida.
Na sala terá um mercado, onde os participantes deverão comprar os ingredientes para o preparo das receitas, nestas será abordado conteúdos matemáticos como medidas, quantidades e valor monetário, além das transformações físicas e químicas que ocorrem nos alimentos.
As receitas afro-brasileiras serão: Farofa Angolana; Doce de Banana e Tapioca.
            A culinária torna visível o vínculo real entre todas as culturas, representando as influências de diferentes povos.
            A  influência africana nos costumes, pratos e técnicas se faz presente até hoje. Além disso, serão trabalhados alguns valores importantes da cultura africana, que são passados para gerações futuras.


Linguagens e Códigos

Justificativa

A linguagem teatral é a linguagem humana por excelência. No palco os atores fazem o mesmo que fazem no cotidiano.
Este recurso favorece o processo de aprendizagem, já que é a representação de experiências já vividas pelos expectadores, fazendo os refletir sobre sua própria conduta.
Sabendo-se da importância das relações interpessoais, da integração de grupos, da descoberta do seu próprio ou e da valorização da auto-estima, surgiu à idéia do presente projeto.



A sala Nossos Valores, Nossas Origens orgulhosamente apresenta:


“A Borboleta sem asas” e “O Baú das Descobertas”
                       
                        Duas peças teatrais com temáticas infantis educativas, cada uma seguindo uma linha imaginária inédita mesclando a música, a dança e o teatro propriamente dito. Dentre as quais, uma se passa dentro de um jardim com insetos pra lá de diferentes e especiais, onde desenvolvem no seu contexto valores de aceitação, moral e ética para com as pessoas e deficientes. “O Baú das descobertas” propõe aos participantes fazer uma busca, a busca de obter conhecimento sobre as influências da cultura africana no Brasil com a ajuda de uma avó antenada no assunto.

Objetivos:

- estimular a criatividade e imaginação.
- transmitir valores éticos e morais.
- estimular a interpretação teatral.
- Estimular a valorização da cultura afro-brasileira.
- Desenvolver a conscientização de haver respeito entre diferentes culturas e costumes.
- Instigar a curiosidade e pesquisa.